Tel.: 91-3085-2328/3238-4944

ahoradosaber@yahoo.com.br

Projeto Político Pedagógico

CENTRO EDUCACIONAL A HORA DO SABER

EDUCAÇÃO PARA A VIDA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANUAL – 2021

 

Inovamos sempre, visando a melhoria da qualidade no processo de ensinar e aprender.

O Presente projeto permite guiar os primeiros desafios da aprendizagem com segurança e flexibilidade, valorizando a convivência e o brincar e desenvolvimento habilidades essenciais para a faixa etária. O professor terá possibilidade para orientar seus alunos de forma lúdica e criativa, permitindo o trabalho com elementos culturais que agregam novas descobertas ao conhecimento do aluno, em uma perspectiva de formação integral.

NOSSA MISSÃO

Formar e estimular os educandos a se tornarem cidadãos comprometidos com o seu meio ambiente,sua Pátria, sua comunidade de uma forma mais ampla com a vida, além de melhorar a qualidade de nossos serviços.

APRESENTAÇÃO

O presente projeto pertence ao Centro Educacional A Hora do Saber, localizado à Av. Dalva nº: 305 – Bairro Marambaia no Município de Belém, Estado do Pará.

A educação é fundamental para o desenvolvimento de todo e qualquer tipo de sociedade em desenvolvimento. A importância da educação como se vê, é essencial para todo o processo de transformação social.

O presente projeto é resultado de um grande trabalho, visando objetivos próprios metas comuns de ação e intervenção por parte de todos os seguimentos existentes na comunidade escolar; demonstra também o direcionamento do processo ensino- aprendizagem da educação infantil e ensino fundamental, explicitado em todo o seu conteúdo.

JUSTIFICATIVA

Considerando a necessidade de uma educação de qualidade é que a comunidade que compõe o Centro Educacional A Hora do Saber, organiza o Projeto Pedagógico, com o intuito de direcionar e qualificar as ações que serão desenvolvidas na escola durante todo operíodo letivo, pois é, através do projeto pedagógico que definimos os objetivos a serem alcançados valorizando o trabalho de cada segmento fortalecendo-o, evitando improvisações; permitimos uma avaliação de nossas ações a fim de se buscar novas alternativas, para mudar o cotidiano da sala de aula, criando na escola o sentido de conscientização efetiva para o exercício da cidadania.

Repensar as formas de organização da escola justifica-se pelo fato de que no mundo moderno, com a velocidade com que as informações tramitam, o desenvolvimento acelerado da ciência e tecnologia, exigem da escola que vá muito além da simples transmissão de conhecimento e que esteja constantemente repensando seus referenciais de atuação e suas possibilidades de reconstrução das situações de paz.

A escola para as mudanças precisa estar ligada com as transformações do mundo moderno e de repensar de forma coletiva seus eixos norteadores e sua missão social.

Tais redefinições exigem da escola repensar sua prática para responder as novas exigências da sociedade, principalmente da comunidade em seu entorno, garantindo aos seus educandos, um ensino digno de qualidade, que vislumbre o desenvolvimento do alunado e lhes garanta informações necessárias para reconstruir o conhecimento a partir de suas vivências individuais e coletivas.

O desafio de inovação desta proposta é a exigência de atender e considerar o projeto como processo sempre em construção, cujos resultados são gradativos e imediatos, dando ênfase em toda discussão criativa e crítica da cada segmento.

Compartilhar com a comunidade os sonhos, as esperanças, as dúvidas e anseios surgidos na busca de mudança parecem ser a única forma de construir algo consistente e novo.

OBJETIVOS

 Sendo este projeto elemento norteador de toda a ação educacional desta unidade de ensino, os principais objetivos a serem alcançados são:

  • Renovar a prática pedagógica na escola começando pelos estímulos na formação de hábitos e atitudes, bem como escrever, calcular, expressar-se, possibilitando assim o domínio dos conhecimentos básicos e necessários para inserção na sociedade, envolvendo a comunidade interna e externa em todas as ações, para que todos se sintam responsáveis pela melhoria do processo de ensinar e aprender.
  • Possibilitar o acesso a educação sistematizada com processos metodológico que favoreçam a aquisição da leitura e da escrita não de forma mecânica, mas que contribuam para a compreensão do indivíduo como sujeito participativo e construtor da realidade em que está inserida.
  • Atentar para as questões ambientais e para as novas tecnologias
  • De acordo com a lei de diretrizes e base(LBD), há necessidade de incluir os alunos com algum tipo de necessidade especial na escola,possibilitando de forma regular que esta criança tenha as mesmas chances de crescimento da “dita normal”, tem o propósito de oferecer recursos e metodologia no que se refere ao desenvolvimento social e afetivo do aluno.

Para que o desempenho seja efetivado precisamos estar focando alguns objetivos que são:

  • Priorizar o conhecimento de vida de cada um.
  • Facilitar o relacionamento entre professores e alunos.
  • Estimular o relacionamento com turma.
  • Proporcionar dinâmicas com o grupo para uma boa interação.
  • Facilitar atividades pedagógicas através de jogos e outros.

No que diz respeito aos profissionais a escola possui um quadro docente graduado, quase todos já pós graduados ou com habilidades especificas como também auxiliares docentes oriundos das diversas faculdades de pedagogia conveniada com a escola. Ressalta-se que a escola possui um cronograma de formação continuada regularmente, para todos os seguimentos inclusive pessoal de apoio, administrativo e técnico visando sempre um melhor atendimento  às crianças e suas famílias.

Quanto à acessibilidade do prédio, o centro educacional possui uma estrutura que está dentro dos padrões estabelecido pelos orgãos competentes que determinam os critérios de construção para atendimento da educação infantil e ensino fundamental séries iniciais.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA

HISTÓRICO

Pensando em oferecer bem estar aos seus funcionários e comunidade, onde na maioria eram mulheres e em função de serem mães e futuras mães, a empresa Big Ben em 2003, criou a Centro Educacional A Hora do Saber, atendendo de imediato 80 crianças na faixa etária de 01 a 05 anos, distribuídas em 06 turmas de maternal a alfabetização, constituindo regime de creche de 1 ano e meio a 5 anos.

Com capacidade de atender por tempo integral 100 crianças e 25 em tempo parcial, nós buscamos com um número reduzido de aluno por sala, um trabalho de qualidade estimulando sempre as crianças na  construção de suas próprias ideias, desenvolvendo atividades direcionadas para um melhor desempenho.

Dispomos de uma área livre com mais de 139 metros quadrados, a qual nos permite disponibilizar aos alunos um parque diversificado, um bosque com árvores frutíferas, brinquedos diversos e duas malocas

A escola ,até mês de março de 2020, contava  com uma equipe multiprofissional constituída de psicólogo, assistente social ,técnico de enfermagem, pedagogos e nutricionista; com o decorrer incluímos o serviço de fonoaudiologia.

O Centro foi construído obedecendo todos os critérios necessários para oferecer um funcionamento adequado e de boa qualidade com equipamentos e instalações adequadas, garantindo segurança, conforto, respeitando os direitos das crianças.

No ano de 2012, com a venda do grupo Big Ben para outra empresa, a escola foi desmembrada, e sua razão social deixa de ser Associação Recreativa do Grupo Aguilera para H.C. CAXIADO CENTRO EDUCACIONAL – ME tornando-se assim uma  escola autônoma dependendo financeiramente e exclusivamente das mensalidades de seus alunos.

LEGALIDADE

O processo para novo pedido de autorização de ensino educação infantil e ensino fundamental em nível de 1º ao 5º ano, encontra-se ainda no CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO através do numero 143400/2019.

FILOSOFIA DA ESCOLA

O Centro Educacional A Hora do Saber, tem como concepção a criança um ser social, histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos, portanto o processo educativo deve sempre promover maiores condições e oportunidades para desenvolvimento global do aluno, preparando-o para participar da transformação social, como elemento ativo, o que em outras palavras significa a formação responsável pelo seu destino, portanto críticos, participante e democrático, consciente de seus deveres constantes na realidade em que está inserida.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta Pedagógica se fundamenta numa concepção da criança como ser social, histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos. Os professores constroem outra forma de atuar: organizam e planejam suas ações a partir do brincar,por considerá-lo uma forma privilegiada da criança ser e estar no mundo. Desenvolve suas múltiplas linguagens: corporal, plástica, musical, oral, escrita, faz-de-conta, virtual,estando atento à curiosidades da criança, e a necessidade de conhecer o mundo,organizando projetos transdiciplinares que envolvem temáticas relativas a natureza e a cultura. Em resumo, buscam alcançar os benefícios que a Educação Infantil e ensino fundamental proporcionam nos aspectos: familiar, saúde, nutricional, sexualidade e prevenção à violência.

Para atingir os objetivos traçados,contamos com a participação da família do educando no sentido de  acompanhar as crianças em suas atividades seja ela on line ou presencial para o bom desenvolvimento da criança e constituição de laços de confiança entre as partes.

ABORDAGEM METODOLÓGICA

A presente proposta baseia- se na construção do conhecimento, cuja hipótese firma-se no pressuposto de que a criança na interação com os outros, desequilibrará conceitos acomodados anteriormente e iniciará um novo processo de assimilaçáo e acomodação de novos conceitos, o que é fundamental para a aquisição e produção do conhecimento.

Essa abordagem metodológica pautar-se-á nas seguintes diretrizes de ação:

  • Atividades grupais onde o professor medirá a construção de conhecimento
  • Jogos lúdicos e produção de materiais pela próprias crianças.
  • Atividades extraclasse que proporcionam observação do meio culminando com a socialização e registro das apreensões.
  • Exposição de materiais produzidos,incentivando-os as novas criações.
  • Realização de seções de vídeos adequados à faixa etária, que estimulem a comparação do novo com o já conhecido, proporcionando criações de novas hipóteses.
  • Aulas realizadas de forma interdisciplinar inclusive utilizando-se de recursos tecnológicos (laboratório de informática), a música, arte, a dança evitando fragmentação dos conteúdos na vivencia diária dos educandos.

AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação na Educação Infantil será progressivo, de acordo com o desenvolvimento cognitivo afetivo, apresentado pelo educador durante o processo que terá duração anual, constando os critérios a serem observados bimestralmente através dos simuladinhos e em instrumento próprio de avaliação registrado pelo professor e repassado as famílias dos alunos em encontros individuais.

No ensino fundamental, bimestralmente além dos simulados, os alunos serão avaliados através de instrumentos que serão elaborados pelos professores que somará com outras atividades que serão realizadas no decorrer do período, sendo qualitativa e somativa.

ASPECTOS ESTRUTURAIS

O terreno onde está edificado o Centro Educacional A Hora do Saber, é todo em alvenaria e conta com as segintes dependências;

01 Diretoria/secretaria

02 Sala de apoio Técnico

03 Sala de enfermagem

12 Salas de aula

01 Sala de arte

01 Sala de leitura

01 Sala de vìdeo e brinquedo

01 Copa cozinha

01 Refeitório

01 Despensa

01 Depósito de material de limpeza

08 Banheiros/ sanitários sendo 1p/ funcionários

01 Sala de informática

01 sala de professores

01 Area coberta

01 Parque arborizado com bastante brinquedos

02 malocas

ASPECTOS FUNCIONAIS

O Centro Educacional A Hora do Saber, possui um quadro de pessoal composto do seguinte:

QUADRO I – PESSOAL ADMINISTRATIVO

Quant

Função

Formação

01

01

Dir. Pedagógica

L.P. Pedagogia: Adm. Escolar orientação Educacional

02

01

Diretora Administrativa

Bacharel Engenharia Elétrica

03

01

Coordenadora Pedagógica

Licenciada em Pedagogia  Especialista Ed. Especial

04

01

Secretária Escolar

Licenciada plena em Pedagogia

05

01

Auxiliar Administrativo

Superior incompleto cursando Ciências Contábeis

QUADRO II – PESSOAL TÉCNICO

Quant

Função

Formação

01

01

Técnica de Enfermagem

Nível Técnico Enfermagem

QUADRO III- PESSOAL DOCENTE 

Quant

Função

Atuação

Formação

01

02

Professores

Maternal I

L.P.pedagogia

02

02

Professores

Maernal II

L.P. pedagogia

03

02

Professores

Jardim I

L.P. pedagogia

04

01

Professor

Jardim II

L.P. pedagogia

05

05

Professores

Ensino fundamental

L.P. pedagogia

06

01

Professor

Educação Fisica

L.P. pedagogia

07

01

Professor de Arte

Especialista em artes visuais

Superior completo

08

01

Professor

Ed.Musical

Licenciatura em Musica

09

09

Estagiárias

Ed.infantil

Superior Incompleto

10

01

Prof. de Informática

Do Mat. ao Ens. Fundamental

Cursando L.P. em computação

11

01

Prof. De Inglês

Do Mat.l ao Ens. Fundamental

Cursando Letras

QUADRO IV – PESSOAL DE APOIO: 

Quant.

Função

Formação

01

01

COPEIRA

ENSINO MÉDIO INCOMPLETO

02

01

AUXILIAR DE COZINHA

ENSINO MÉDIO COMPLETO

03

03

APOIO OPERACIONAL

ENSINO MÉDIO COMPLETO

SENDO QUE DUAS CURSAM NÍVEL SUPERIOR

03

01

VIGIA

ENSINO FUNDAMENTAL

04

01

PORTEIRO

ENSINO MÉDIO INCOMPLETO

 QUADRO V – PESSOAL DISCENTE 

BABY

1 turma

MAT. I

2 turmas

Maternal II

3 turmas

JARD. I

2 turmas

JARD. II

2 turmas

1° ANO

1 turma

2ºANO

1 turma

3º ANO

1 turma

06

30

45

25

25

06

16

10

  

PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DO CENTRO EDUCACIONAL A HORA DO SABER

  

O Centro Educacional A Hora do Saber está situado no bairro da Marambaia, na Av. Dalva nº 305, onde podemos observar um grande movimento de pessoas nas ruas, devido a feira do bairro que apesar de ser pequena em relação as de outros bairros, contribui bastante com o fornecimento de frutas, legumes, carnes, vendas de comidas e outros produtos.

A população do bairro é constituída de profissionais liberais, funcionários públicos e feirantes etc. Existem também várias empresas proporcionando empregos a comunidade local como farmácia, supermercados escritórios etc. Existem também várias escolas estaduais, muinicipais e particulares de pequeno porte atendendo a grande demanda o que ainda não é suficiente. Ressalta-se que a clientela atendida pela escola se constiui de crianças oriunda de familias da comunidade local mas uma grande maioria tambem de comunidades vizinhas sendo seus pais responsáveis médicos, militares, advogados, professores, fisioterapeutas, profissionais do lar e profissionais liberais.

Percebe-se que pelos serviços diferenciados que a escola oferece tendo atendimento em três tempos (parcial, semi integral e integral) o quanto é necessário, que o Centro Educacional seja envolvido para atender um grande número de crianças, principalmente filhos de mulheres e homens que precisam trabalhar fora para ajudar no orçamento da família e até muitas das vezes arcar sozinhos com o sustento de seus filhos; é de grande importância que o Centro possa servir como referencial para a comunidade desenvolvendo atividades que visem uma articulação potencializada, tendo isso como ponto inicial para conquista de melhor qualidade de vida.

CONCLUSÃO

Procuramos compartilhar as tomadas de decisão, ou melhor valorizamos muito o coletivo, mesmo que o tempo atue contra uma decisão, é melhor errar com o coletivo do que acertar sozinho.

O Projeto Pedagógico desta unidade de ensino representa o direcionamento de algumas ações que podem contribuir para alcance dos objetivos da escola, com a consciência de que este projeto não é algo acabado e que a partir do momento que sentimos necessidade, atráves da avaliação de nossas ações podemos revê- las e buscar novos caminhos.

Equipe de gestão

Belém, 20 de janeiro de 2021

Centro Educacional A Hora do Saber

Nossa missão é formar seres humanos, estimulando-os a se tornarem cidadãos comprometidos com seu meio ambiente, sua pátria, sua comunidade e de uma forma mais ampla com a vida.

Nosso Endereço/Contato

Av. Dalva nº:  305 – Marambaia – Belém (PA) – CEP: 66615-850

Tel.: (91) 3085-2328 / (91) 3238-4944

E-mail: ahoradosaber@yahoo.com.br

Facebook: /escolaahoradosaber

Facebook: /ahoradosaber

 

www.escolaahoradosaber.com.br

Centro Educacional A Hora do Saber – Todos os direitos reservados 2020